quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projeto Plantando Palavras

O projeto (PLANTANDO PALAVRAS) é apenas uma pequena parte de um projeto muito maior e mais abrangente, chamado O PODER DO PAPEL.
Esse projeto se propõe a transformar papel descartado como lixo, em arte, cultura, objetos decorativos e utensílios domésticos e tudo o mais que possa ser feito ou pensado.


. Existe nos dias de hoje, uma forte tendência, tanto nos adultos quanto nos jovens e crianças, de banalizar o respeito ao seu próximo bem como desacreditar o valor que a educação e a cultura possam exercer em suas formações e posterior vida produtiva. Devemos nos esforçar e estarmos comprometidos com o bem estar comum, onde cada pessoa seja uma peça importante nessa máquina que chamamos de sociedade.
. Não podemos adjetivar pessoas como boas ou más, mas como ignorantes ou não. Cidadãos que carecem de valores ou referencias que lhes possibilitem fazer opções de vida mais acertada e discernir com mais clareza entre o que deve ou não ser seguido ou descartado.
Dar a elas as ferramentas correta que possibilite construírem melhor suas vidas, é um dever de todos nos que temos essas ferramentas. Com elas construíram lentes conceituais que os permitam ver melhor e mais longe o que antes não passava de borrões turvos e desfocados.
Enxergar pessoas como seu próximo e assemelhado e não como inimigos ou peças descartáveis depois de usadas.
A paisagem que compõe cada sistema urbano ou não é sempre a mesma ou muito semelhante, as pessoas também, mas cada um de nós percebe de maneira diferenciada  o mesmo objeto ou pessoas.
O responsável por isso são os valores, conceitos, educação e cultura com as quais fomos equipados e capacitados ao longo de nossas vidas.
Isso pode ser mudado ou revertido de forma integral ou parcial?
Pode sim....A cultura e a educação que são os conceitos de fatos e valores antes não sabidos, podem ser determinantes no comportamento do ser humano, podem abrir portas para uma vida nova e antes impensada.
A sociabilização do homem ignorante depende da capacidade de mobilização da sociedade que é composta de pessoas com a capacidade de mostrar o lado antes escondido daqueles sem o equipamento conceitual para percebê-las ou entende-las. Plantar palavras que tragam novos conceitos e valores é colher em breve tempo, bons frutos sociais. Colhidos esses frutos toda a sociedade se beneficia deles assim como poderão colher flores que adorne os caminhos andados por todos.
Somos exatamente o que pensamos e achamos ser. Se não sabemos quem somos e para que servimos, perdemos as referencias do certo e errado.
Mostrar ao homem de qualquer idade, através de qualquer meio de comunicação disponível o que são realmente e para que servem, é uma forma de fazer uma reengenharia social onde todos saem ganhando.

PORQUE APROVAR PROJETOS DESSA NATUREZA?

Cabe ao homem aparelhado de visão mais ampla e ou de recursos, contribuir com os meios a seu alcance, para que pessoas que carecem dessa natureza,cerceados e limitados pela visão turvada pela ignorância, possam também ver a vida com todas as cores que ela tem.

RESUMO DAS PRINCIPAIS IDEIAS

. Reciclagem de material descartado como lixo. (papel e papelão)
. Aproveitamento diferenciado. (papel mágico)
. Utilização do material resultante de maneira a se conseguir resultados muito alem dos conseguidos até os dias de hoje em projetos apenas voltados para o comercia e travestidos de sócio cultural.

FILOSOFIA DO PROJETO

CULTURAL

(formação pela descoberta de aptidões naturais)
. Grupo de teatro
. Contadores de historias
. Escritores
. Ilustradores
. Poetas
. Palestrantes
. Artistas plásticos

ECOLÓGICO

. Replantio de áreas degradadas
. Auto sustentabilidade
. Diminuição de despejo de lixo no meio ambiente

SOCIAL 

. Poder recrutar mão de obra junto a comunidade do município em questão, para executar diferentes atividades concernentes ao projeto.
. Colaborar de maneira efetiva e dinâmica dos deveres e direito do cidadão.
. Fazer o despertar para uma nova realidade coletiva onde o individualismo fica em segundo plano.
. Aproveitar crianças como educadora de adultos.

SAÚDE
. É sabido que a baixa estima é uma das responsáveis pela demora das respostas positivas  e conseqüentes melhoras em pacientes com as mais diversas patologias. Quando se planta palavras de otimismo colhe-se  em alta escala uma esperança que vem na forma de resposta positiva ao tratamento, não se trata de cura ou milagre, apenas uma resposta positiva que ajuda no tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário